Dolph Lundgren
Série de musculação e funcional baseado nos treinos originais do ator.
Dolph Lundgren
Ator, Produtor, Fitness Star, Empresário, Artista Marcial, Roteirista, Diretor
Nascimento: 3 de Novembro de 1957
Nacionalidade: Sueco
Altura: 1m 95cm
Peso: 111kg – 115kg
Sobre
Dolph Lundgren – ele é ator, diretor, artista marcial e estrela do fitness. Ele também está na televisão desde a década de 1980, fazendo sua estréia como um capanga da KGB ‘Venz’. Sua descoberta veio apenas alguns meses depois, quando ele jogou como o infame Ivan Drago em Rocky IV.
De seu humilde começo em Spånga, Suécia, a uma carreira brilhante em Hollywood como ator, superstar do fitness e produtor. Dolph inspirou gerações com seus papéis no cinema e transformações físicas. Até hoje, Dolph manteve um físico fenomenal, parecendo mais forte do que nunca.
Entre tudo isso, ele manteve uma atitude humilde em relação à vida. Trabalhando com instituições de caridade e organizações de doação de sangue, Dolph tem um grande coração e continua ajudando os necessitados.
Sem sinais de parar, Dolph Lundgren com certeza será um dos grandes ícones da indústria cinematográfica e fitness – confira a seguir mais de sua história.
Biografia
Problemas na família.
Hans “Dolph” Lundgren nasceu em 3 de novembro de 1957, no condado de Estocolmo, Suécia. Sua mãe era professora de idiomas e seu pai era um engenheiro que também trabalhava para o governo sueco. Ao lado de seus pais, Dolph tem um irmão mais velho e duas irmãs.
Durante sua juventude, Dolph não teve uma vida fácil. Ele se descreveu como um “nanico” e geralmente era uma criança insegura. Seu pai era um homem temperamental, muitas vezes descarregando suas frustrações em Dolph, seu irmão, bem como em sua mãe. Como Dolph lembra, havia momentos em que seu pai o chamava de “perdedor”.
Em vez de se sentir insultado pelas palavras de seu pai, Dolph usou isso como motivação para provar a si mesmo. Ele decidiu praticar esportes de contato pesado para parecer e se sentir mais forte em sua própria pele.
“Eu ainda amo meu pai, não importa o que aconteceu. Há muitas coisas nele que ainda admiro. Quando criança, eu provavelmente era muito parecido com ele, muito teimoso – talvez fosse com isso que ele não conseguisse lidar.” – Dolph Lundgren
O contato com esportes e halterofilismo
Aos sete anos, Dolph tentou seu primeiro esporte de contato – o judô. Alguns meses depois, ele mudou para Gōjū-ryū. Ele praticou essas duas disciplinas por três anos, melhorando gradualmente sua força e outras habilidades físicas. Então, aos 10 anos, ele mudou para o karatê.
À medida que as habilidades físicas de Dolph melhoraram, sua autoestima também. Depois de ver seu progresso físico no espelho, Dolph ficou “viciado” em melhorar sua força e tamanho. No entanto, ele sabia que os esportes de contato, como o karatê, só poderiam levá-lo até certo ponto em termos de desenvolvimento muscular.
Para ficar maior e mais forte, Dolph decidiu começar a levantar pesos na academia. Ele primeiro terminava seu treinamento de karatê, depois do qual ia para a academia malhar com exercícios compostos pesados. Não demorou muito para que seu físico começasse a melhorar.
Indo atrás do “sonho americano”
Dolph era uma pessoa ambiciosa desde tenra idade, isso se tornou cada vez mais aparente à medida que envelhecia. Percebendo as ambições de Dolph, seu pai disse que ele deveria se mudar para a América.
Nas palavras de Dolph; “Meu pai sempre me disse que se eu quisesse fazer algo especial com minha vida, eu tinha que ir para a América.” Não demorou muito para que Dolph ouvisse o conselho de seu pai.
Depois de se formar no ensino médio com notas altas, ele se mudou para os Estados Unidos para estudar engenharia química. Ele passou um ano na América, antes de voltar para a Suécia para servir um ano no Corpo de Fuzileiros Navais Sueco.
Depois que ele terminou seu serviço, Dolph continuou com suas atividades acadêmicas. Durante o final da década de 1970, ele estudou no Royal Institute of Technology na Suécia, onde se formou em engenharia química.
Equilibrando Karatê, um trabalho em tempo integral e os estudos
Em meio ao seu estudo diligente, Dolph também encontrou tempo para aprimorar suas habilidades de karatê. Passando cinco anos treinando duro no dojo, Dolph acabou ganhando o 2º lugar na faixa preta de Kyokushin.
Foi nesse ponto que Dolph decidiu colocar sua experiência no karatê à prova. Em 1980, ele entrou no Campeonato Europeu de karatê, onde foi proclamado vitorioso. Ele venceu o mesmo torneio um ano depois, antes de vencer um torneio de pesos pesados realizado na Austrália em 1982.
Nesse mesmo ano, Dolph se formou na Universidade de Sydney com mestrado em engenharia química. Entre tudo isso, trabalhou como segurança em boates para pagar seus estudos.
Escusado será dizer que conciliar torneios de caratê com acadêmicos e um emprego em tempo integral não foi uma tarefa fácil, mas Dolph não deu desculpas – ele fez o que for preciso para alcançar seus objetivos.
Início da carreira no cinema
Durante seu tempo em Sydney, Dolph tornou-se guarda-costas de Grace Jones, uma cantora e modelo jamaicana. Não muito tempo depois, Dolph e Grace começaram um relacionamento.
Foi durante esse período que Dolph recebeu uma bolsa integral para o MIT. Como resultado, ele se mudou para Boston. No entanto, neste momento, seu amor pelos acadêmicos começou a desaparecer, com uma nova paixão tomando seu lugar – atuar.
Sua paixão ficou ainda mais forte quando sua namorada sugeriu que eles deveriam se mudar para Nova York juntos, onde ele poderia buscar maiores oportunidades de atuação. Em última análise, Dolph decidiu mergulhar, mudando-se para uma nova cidade para perseguir sua paixão por atuar.
Depois de alguns meses trabalhando como modelo e segurança para boates em Manhattan, Dolph conseguiu seu primeiro papel no cinema. Ele interpretou um capanga da KGB no filme de James Bond A View to a Kill. Embora este tenha sido apenas um papel menor, foi o começo de algo muito maior para Dolph.
Físico Insano para Rocky IV
A descoberta de Dolph veio em 1985, quando ele estrelou o lendário filme Rocky IV, interpretando um boxeador soviético Ivan Drago.
A fim de se preparar para seu papel, Dolph treinou extremamente duro na academia por meses. Treinando seis dias por semana, além de seguir um plano de dieta rigoroso, Dolph esculpiu um físico notável. Seu abdômen protuberante, e também seus braços grandes e vasculares, deixaram todos maravilhados quando o filme saiu.
Apresentando Sylvester Stallone como protagonista, Rocky IV se tornou um enorme sucesso. Além disso, Dolph fez uma pausa com seu papel de Ivan Drago, um dos personagens mais icônicos do cinema até hoje.
Os anos 80, 90 e 2000
Desde Rocky IV, Dolph atuou em mais de 40 filmes, a maioria deles na categoria de ação. Em 1987, ele interpretou ‘He-Man’ em Masters of the Universe. Dois anos depois, ele interpretou Frank Castle no filme de ação americano-australiano The Punisher.
Durante os anos 90, Dolph atuou em outros filmes como Joshua Tree, Dark Angel, Blackjack e Universal Soldier. Em 2004, as ambições de Dolph cresceram ainda mais, quando ele decidiu tentar o papel de diretor de cinema.
Então, alguns meses depois, dirigiu seu primeiro filme, O Defensor. Apreciando seu novo papel, Dolph passou a dirigir vários filmes ao longo dos anos 2000, sendo seu último Ícaro.
Retorno à Hollywood
Depois de um longo período atuando em filmes direto para vídeo desde meados dos anos 90, Dolph retornou a Hollywood em 2010, interpretando Gunner Jensen em Os Mercenários.
O filme contou com alguns dos maiores nomes de Hollywood, incluindo Sylvester Stallone, que escreveu, dirigiu e também estrelou como ator principal. Outros atores famosos foram Randy Couture, Terry Crews, Jason Statham, Mickey Rourke, Jet Li e Steve Austin.
O filme liderou as paradas nos EUA, Reino Unido, Índia e China, alcançando grande sucesso. As pessoas queriam ver mais, o que resultou na sequência, The Expendables 2, sendo lançada em 2012. Assim como The Expendables 3 em 2014, onde Dolph reprisou seu papel.
O treinamento para Rocky IV
Para construir seu físico para o papel de Ivan Drago, Dolph teve que adotar um novo programa de musculação. Enquanto anteriormente, durante seus dias de karatê, Dolph trabalhava em sua velocidade e flexibilidade, agora ele tinha que se concentrar em ganhar músculos.
Sob a orientação de Stallone, Dolph seguiu uma divisão de treino de seis dias, onde treinou como um fisiculturista, levantando movimentos compostos para aumentar a força e o tamanho. Seus treinos duravam duas horas.
Além do treinamento com pesos, Dolph também praticava duas horas de boxe à tarde para queimar calorias extras. O treinamento com pesos foi muito intenso e junto com o boxe, fiquei muito cortado.” – Dolph-Lundgren
Após um ano de treinamento, Dolph adicionou 8 kg de puro músculo. E em conjunto melhorou significativamente a definição muscular. Com 1,85m de altura e pesando 220 libras de músculo ‘sólido como rocha’, foi nesse ponto que Dolph estava pronto para interpretar Ivan Drago.
Treino inteligente
O estilo de treinamento de Dolph mudou ao longo dos anos. Os treinos que tinha aos 25 anos já não lhe dão os mesmos resultados hoje. Dolph agora treina muito mais inteligente, prestando atenção aos detalhes em seus treinos, além de dar descanso suficiente ao seu corpo.
Aqui está Dolph falando sobre seu treinamento hoje em dia; “Você tem que pensar mais e você tem que ser mais inteligente. Você tem que se perguntar: ‘Como me sinto hoje? O que está acontecendo amanhã? Estou viajando? Tenho pequenas lesões? Meus níveis de energia estão baixos?’
Quando você tem 25 anos, você apenas vai à academia e levanta peso, ou apenas corre e se esforça. Você ainda pode fazer isso quando for mais velho, mas pagará o preço no dia seguinte.”
Treino durante as filmagens vs Treino fora do set
O treinamento de Dolph para filmes parece muito diferente de seus treinos regulares e diários. Quando está filmando, Dolph treina com menos repetições e pesos mais pesados.
Ele também adiciona mais movimentos compostos, como levantamento terra, agachamento e power cleans. Esses exercícios ajudam Dolph a ganhar o máximo de músculos possível no menor espaço de tempo.
Além disso, seus treinos geralmente são mais curtos ao filmar para filmes. Duram entre 45-60 minutos. Por fim, Dolph adiciona cardio à sua rotina quando precisa perder gordura rapidamente para um filme. Ele geralmente faz uma hora de cardio todos os dias até atingir sua meta de percentual de gordura corporal.
Benefícios para a saúde ao caminhar e correr
Dolph acredita muito nos benefícios ao correr e caminhar. Ele afirma que essas atividades não apenas melhoram seu físico, mas também sua saúde geral. Nas próprias palavras de Dolph; “Andar ou correr na areia é ótimo para as pernas e para todo o corpo. Por que você acha que os brasileiros têm esses corpos musculosos e apertados?
Se você não tiver uma praia perto, tente caminhar em algum lugar com uma superfície macia, como um campo de futebol ou um parque. Superfícies duras prejudicam suas articulações. Quanto mais macia a superfície e mais finos os sapatos, melhor.
Seus pés descalços fazendo contato com a terra tem uma qualidade curativa. Além da vista e do ar fresco… você não pode vencê-lo! Dizem que os carteiros têm uma vida útil mais longa do que a maioria. Eles caminham todos os dias, bem longe, em um ritmo normal, sobem e descem escadas e tomam muito ar fresco. ” – Dolph Lundgren
Nutrição
A dieta do Ivan Drago.
Assim como em seu treinamento, Dolph teve que mudar completamente sua dieta para seu papel em Rocky IV.
Ele comia como um fisiculturista, seguindo uma dieta rica em proteínas, pobre em gordura e pobre em carboidratos. Ele tinha 5-6 refeições menores por dia para “acender” seu metabolismo.
Além de tudo isso, Dolph também tomou suplementos de musculação, como proteína em pó e aminoácidos para promover a recuperação muscular.
“Eu estava vivendo a vida de um fisiculturista e, na verdade, continuei treinando e comendo assim por cerca de 5 anos nessa época.”
Dieta
Veja como fica o plano de refeições de Dolph quando ele está fazendo dieta para os filmes;
- A primeira coisa da manhã:
Vitamina C, proteína em pó, vinagre de maçã e mistura de glucosamina
Café da manhã
- Shake proteico
- 1 banana
Almoço
- Peixe grelhado com batatas e legumes
Lanche
- Uma barra de proteína e nozes
Jantar
- Sopa de galinha tailandesa com arroz e salada de frutas para sobremesa
Hora de dormir
- Chá de menta quente com limão
Como é a dieta de Dolph hoje
Quando não está filmando, Dolph come uma dieta balanceada composta de proteínas magras, carboidratos complexos e gorduras. Ele também vai se deliciar com uma refeição de trapaça aqui e ali para satisfazer seu paladar.
Em relação aos suplementos, Dolph não toma tantos quanto costumava. Os únicos suplementos que ele toma agora são proteína de soro de leite, vitamina C e glucosamina.
Ele terá uma mistura de vinagre de maçã, proteína em pó, vitamina C e glucosamina pela manhã para começar seu corpo. Isso o manterá energizado ao longo do dia, além de reduzir o apetite.
Sobre o programa
Foi elaborado um programa de musculação de 6 semanas para definição muscular baseado em pesquisas de internet e exercícios que ele fazia nos vídeos dos treinos para Rock IV.
Como seus treinos eram muito volumosos, criei uma periodização gradativo para praticantes avançados em musculação seguir ao longo de 6 semanas.
Da semana 1 a 3, elaborei uma divisão corporal para 6 treinos na semana sendo 4 de musculação e 2 de funcionais.
Da semana 4 a 6, os treinos de musculação ficaram alternados com os de exercícios funcionais. Mais adiante você poderá conferir mais detalhes do programa no vídeo explicativo.
Divisão Corporal
Confira abaixo como é a divisão corporal para este programa do Ivan Drago:
Treino A: Peitorais e Tríceps
Treino Funcional & Calistenia
Treino B: Dorsais e Bíceps
Treino C: Pernas
Treino Funcional & Calistenia
Treino D: Deltóides
Confira no vídeo abaixo como foi feito a periodização deste programa de treinamento.
Vinicius Piffardini
Professor de Educação Física CREF 097243-G/SP
Responsável pela elaboração dos programas do aplicativo.
Possíveis Dúvidas
Treino 5 ou 6 vezes na semana. Como poderia adaptar?
Removendo um dos treinos de funcional. Sua semana ficaria assim:
2ª feira: Treino A com Peitorais e Tríceps
3ª feira: Treino B com Dorsais e Bíceps
4ª feira: Treino Funcional & Calistenia
5ª feira: Treino C com Pernas
6ª feira: Treino D com Deltóides
Sábado: descanso
Domingo: descanso
Posso fazer esse programa visando ganho de massa muscular?
Sim!
A grande maioria dos atletas seguem os mesmos treinos tanto para hipertrofia (ganho de massa muscular) quanto para definição muscular (emagrecimento e eliminação de gorduras). As únicas coisas que são alterados nesses períodos são a dieta e a implementação de exercícios aeróbios.
Sugestão:
– Faça uma dieta hipercalórica ministrada por um profissional capacitado.
Sou mocinha, posso fazer esses treinos?
Sim.
Se você curte treinar o corpo por completo e não apenas pernas, pode mandar bala!
Veja mais sobre programas femininos clicando aqui!
Como acessar esses treinos?
Esses e outros programas de musculação estão disponíveis no Super Treinos Premium.
Crie uma conta.
Depois baixe o app e confira nossos treinos.
Veja também no app
Séries para hipertrofia de outras lendas do fisiculturismo
FAQ
O que é o Super Treinos App?
O Super Treinos é um aplicativo de musculação que oferece programas de treinamentos para diversos níveis e objetivos prontinhos para serem seguidos do início ao fim com todas as instruções em vídeos.
Você inclusive encontra recomendações personalizadas para o seu perfil usando o "Cronograma" de programas na tela "home".
Como é a versão Premium?
A versão Premium do Super Treinos oferece acesso a todos os programas de musculação disponíveis no app e ainda funcionalidades para você ter uma ótima experiência de treino em casa ou na academia.
Como assino o Premium?
- Valor: R$ 45,90/mês.
- Renovação automática.
- Pagamento: cartão de crédito.
- Sem fidelidade.
- Cancele a qualquer momento.
- Valor: 45,90 à vista.
- Sem renovação automática.
- Pagamento: cartão de crédito, Pix ou Boleto.
- Fidelidade de 1 mês.
- Valor: 6x R$ 43,58 (1,5% juros a.m.) ou 239,90 à vista.
- Sem renovação automática.
- Pagamento: cartão de crédito, Pix ou Boleto.
- Fidelidade de 6 meses.
- Valor: 12x R$ 39,04 (1,5% juros a.m.) ou 397,00 à vista.
- Sem renovação automática.
- Pagamento: cartão de crédito, Pix ou Boleto.
- Fidelidade de 12 meses.
Formas de pagamento
Nos planos do site oferecemos pagamentos por cartão de crédito, pix e boleto.
Dentro do aplicativo através das assinaturas recorrentes apenas cartão de crédito.
A assinatura recorrente é mais barata no site.
Como cancelar a assinatura?
- No Android, acesse a Play Store > Conta Google (clicando na sua foto) > Assinaturas > Super Treinos > Cancelar assinatura.
- No iPhone, acesse a App Store > iTunes (clicando na sua foto) > Assinaturas > Super Treinos > Cancelar assinatura.
- No Site Oficial via Pagarme, faça o login na sua conta > Gerenciar assinatura > Cancelar.
Para mais detalhes, acesse nossa Política de cancelamento.