Tom Platz

Treino, dieta e história.

Tom Platz

Tom Platz

Fisiculturista, Professor, Palestrante Convidado, Empresário.

Nascimento: 26 de Junho de 1955

Nacionalidade: Norte Americano

Altura: 1m 73cm

Peso: 102 – 106kg

 

Conquistas

Competições

  • 1987 IFBB Detroit Pro 6º
  • 1986 IFBB Olympia 11º
  • 1985 IFBB Olympia 7º
  • 1984 IFBB Olympia 9º
  • 1982 IFBB Olympia 6º
  • 1981 IFBB Olympia 3º
  • 1980 IFBB Olympia 9º
  • 1980 IFBB Noite dos Campeões 12º
  • 1980 IFBB Grand Prix Pensilvânia 10º
  • 1980 IFBB World Pro 2º
  • 1979 IFBB Olympia 8º
  • 1978 IFBB EUA Qualificação Mundial 1º
  • 1º Campeonato Mundial Amador da IFBB de 1978

Conhecido como Golden Eagle, Quad Father e Quadzilla no mundo do fisiculturismo, Tom Platz também é conhecido por suas pernas incríveis e carreira de sucesso como professor e diretor de empresa. Tom dedicou sua vida ao fitness desde os 9 anos de idade. Ele começou nunca olhou para trás. Ele não só competiu por muitos anos, mas também é um dos palestrantes mais procurados na indústria de fisiculturistas.

Quando Tom começou a se exercitar em seu porão com seu pai, que lia os treinos para ele enquanto seus dois irmãos mais novos contavam suas repetições, até trabalhar como personal trainer aos 15 anos, depois ter uma vida competitiva de sucesso como fisiculturista, Tom diz: “Eu só quero retribuir ao esporte que amo, que tem sido muito bom para mim”.

Mas Tom nem sempre teve pernas grandes, na verdade ele nasceu com uma complicação na parte inferior da coluna que o impedia de agachar, ele também era conhecido por “o cara com as pernas magras”, mas mal eles perceberam, Tom ficou mundialmente famoso por seu excelente tamanho e definição de perna. Ele lutou, transformou seu corpo e carreira em um sucesso, e esta é sua história:

“Algumas pessoas gostam de viver sem muito risco. Elas estão satisfeitos levando uma existência segura. Essa atitude de cautela se infiltra em seus objetivos. Todo atleta de sucesso – ou empresário – gosta de correr riscos calculados. Você tem que. Especialmente na academia, quando você está agachando 500 repetições e não consegue fazer mais uma, mas resmunga dez. Seu nariz começa a sangrar, você cai no hack e pronto.”

Biografia

Tom Platz se inspirou para começar a treinar musculação quando tinha 9 anos quando viu uma foto de Dave Draper na praia com Betty Weider. Dave estava segurando o Weider Crusher ostentando seu físico incrivelmente forte e tonificado. Essa imagem ficou na mente de Tom e começou algo nele que mudaria sua vida para sempre.

“Foi um momento de transformação incrível que mudou minha vida para sempre. Essa foto apenas me motivou e me inspirou e me disse algo – sobre a fisicalidade da Califórnia, sobre levantar pesos e ter músculos de ferro. Fiquei totalmente comovido com isso; era como se tornar um padre, tendo um chamado de Deus naquela idade”.

Ele olhou para a foto e pensou “Deus! Eu não acredito nisso.” Foi um momento de transformação incrível que mudou sua vida para sempre. A imagem do fisiculturismo na Califórnia, levantando pesos, tendo músculos enormes, “músculos de ferro”.

Na verdade, foi aos 11 anos de idade, depois de pesquisar várias vezes em sua mente, que ele sabia com certeza que queria se tornar o Sr. Universo. Para cimentar ainda mais o sonho na mente de Tom, ele se lembra de ter visto outra foto de Arnold bebendo um shake de proteína no liquidificador. Tom ficou fascinado com a forma como os braços de Arnold estavam inchados enquanto ele bebia o shake.

Levantamento de peso aos 9 anos

Ele se lembra de correr para o pai e dizer: “É isso que eu quero fazer para viver”. Seu pai apoiava totalmente Tom, pois o ensinava a fazer os exercícios no porão. Seu pai o levaria, e seus dois irmãos mais novos que estavam aprendendo a contar na hora até o porão, onde contariam as repetições de Tom enquanto seu pai lia os treinos. Ele se lembra de ter aprendido a fazer o supino deitado no chão. Ele se lembra de pensar “Eu não conseguia descobrir como fazer essa coisa chamada supino. Parecia um exercício tão estúpido, e eu não conseguia descobrir por que não estava funcionando direito.”

“Quando eu tinha 9 anos e meio, lembro-me de fazer supino no chão do porão depois do jantar. Meu pai levava meu irmão e irmã e eu para o porão, para o porão – eles têm adegas no leste – e eu me deitava no chão e ele lia o manual de instruções do Weider para mim.”

Tom também fez outros exercícios, como bíceps e outros movimentos básicos, mas, surpreendentemente, ele não treinou as pernas. Ele nasceu com um problema na região lombar, pois as placas não foram fundidas corretamente. Ele evitou treinar pernas e agachamentos, pois os exercícios pareciam agravar ainda mais. Ele também se lembra de seus amigos dizendo que “os agachamentos eram ruins para você, eles aumentam seu bumbum e causam problemas nas costas”. Mal sabiam eles que Tom seria lembrado por ter as melhores pernas de toda a história do fisiculturismo e das competições profissionais. Conhecido como o Quad Pai e Quadzilla!

Mudança para Kansas City

Este foi o ponto de partida para Tom, onde ele aprendeu como seu corpo funcionava e como ele poderia aplicar os movimentos e exercícios básicos para crescer seu físico e se tornar um dos fisiculturistas mais humildes, trabalhadores e solidários da década de 1980.

Tom mais tarde se mudou para Kansas City, quando na época ele já era enorme para sua idade depois de passar anos treinando em seu porão. Ele tinha cerca de 15 anos e pesava sólidos 165 libras com um grande peito e costas. Um dia, ele dirigiu sua motocicleta até o spa local para ver se conseguia um emprego como treinador. Ele se lembra de falar com o proprietário do spa de saúde (European Health Spa) com muita empolgação sobre musculação e exercícios.

super treinos app sergi constance

Cheio de potencial

O gerente da academia viu que havia muito potencial para mais clientes se ele contratasse Tom, pois viu que o entusiasmo e o físico forte de Tom logo trariam mais clientes para treinar, e ele estava certo. A academia logo começou a se encher de novos clientes querendo aprender sobre musculação. Sendo contratado aos 15 anos de idade (na verdade, idade ilegal de emprego), Tom começou a treinar indivíduos e conversar com todos que entravam na academia sobre levantamento de peso e musculação.

Ele trabalhou lá por alguns anos até os 17 anos, e foi aí que aprendeu os benefícios de fazer agachamentos. A única razão pela qual Tom começou a treinar as pernas foi porque alguns levantadores sérios na academia mostraram a ele como fazer agachamentos corretamente. Seu primeiro treino de perna foi apenas uma série de 10 repetições com um peso de 95 libras.

“Eu realmente não gostei muito do exercício. Quero dizer, eu meio que fiz isso por fazer. Eu fiz três séries de 10 eventualmente só porque supostamente era dia de perna, e dia de perna foi meu treino de 15 minutos.”

O Tom não gostou muito do exercício no início, ele só fez porque era algo que ele achava que tinha que encaixar na sua rotina. Eventualmente, ele trabalhou até fazer três séries de 10 repetições, mas ele ainda mantinha esse treino muito curto, com duração de apenas 15 minutos. Ele sempre prestou atenção no peito e nas costas mais do que qualquer coisa. “As pernas eram triviais. Essa foi a minha atitude.”

“Nunca apliquei a energia necessária nas pernas que fiz em outras partes do corpo. Na verdade, eu era conhecido no ensino médio por ter, você sabe, pernas de galho e uma enorme parte superior do corpo.”

Na maioria das vezes, Tom mantinha seus treinos de perna bem curtos e com o mínimo de esforço possível, principalmente para ir à academia conversar com os amigos. As pernas eram o segundo melhor aos olhos de Tom. Na verdade, ele era conhecido na região e na escola por ter pernas muito magras em comparação com o resto do corpo. Muito engraçado quando pensamos que mais tarde, isso se tornou a parte do corpo mais forte de Tom, algo pelo qual ele se tornou mundialmente famoso.

“Na verdade, os levantadores olímpicos tinham um programa semelhante onde levantavam várias porcentagens em dias diferentes. E eu segui o exemplo de acordo com seus protocolos e suas estratégias de treinamento.”

super treinos app sergi constance

Construindo as pernas

Tom mudou-se novamente pela segunda vez, desta vez para Detroit, onde foi para uma academia chamada Armento’s Gym. Este é o lugar onde suas pernas foram feitas e esculpidas. A academia estava cheia de levantadores de peso olímpicos sérios, foram esses levantadores de peso que ensinaram a Tom a forma correta e como transformar suas pernas magras em barras de ferro.

O famoso levantador olímpico Norb Schemansky treinava na mesma academia. Seus alunos e seus parceiros de treino foram os professores de Tom, eles o ajudaram a aperfeiçoar sua técnica de agachamento. Tom também se inspirou para treinar suas pernas com outro levantador sério do estado de Michigan chamado Freddie Lowe, ele era conhecido por ser um grande levantador olímpico.

Acesse todos os programas de treinos no aplicativo.

Tom diz que quando você está sendo ensinado por um levantador olímpico, você leva muito a sério, especialmente quando você é um garoto de 17 anos. Ele se lembra de pensar “o que você disser, eu farei”. Ele aprendeu a melhorar a flexibilidade do tornozelo, que é um aspecto crucial para poder agachar de forma eficaz. Os levantadores olímpicos que treinaram na academia viram um potencial enorme em Tom, dizem que ele tinha uma ótima genética para aumentar o tamanho das pernas. E eles não estavam errados. “Acho que eles viram que eu tinha a predisposição genética para a força das pernas ou o tamanho das pernas. E como eles me mostraram e planejaram meus treinos para mim, ganhei força e tamanho muito rapidamente.”

Ele notou que havia um cara em particular na academia que era bem magro, mas um ótimo fisiculturista. Ele tinha uma separação incrível em seus quadríceps, Tom pensou “esse cara sabe o que está fazendo”. Ele ensinou Tom a usar um método chamado agachamento hack, que funciona no desenvolvimento da outra separação de quadriláteros.

Indo para Los Angeles

Quando Tom chegou em Los Angeles e começou a treinar nas academias da região, ele notou que a gaiola do agachamento estava na parte de trás da academia e não estava sendo usado. Os fisiculturistas da época diziam “isso deixa sua cintura grande e seu bumbum fica grande”, muito parecido com seus amigos quando criança. Mas Tom não prestou atenção em ninguém, agora depois de treinar com atletas olímpicos em Detroit, Tom sabia que tinha que treinar suas pernas, e treiná-las da maneira certa, no rack de agachamento. Tom gosta de pensar que ele foi parcialmente responsável por reintroduzir o treinamento de pernas usando o rack de agachamento em 1977.

“Eu vim para Los Angeles, comecei a fazer agachamentos e as pessoas diziam: “O que ele está fazendo? Ele é louco? Faz sua cintura grande. Isso deixa sua bunda grande.” Mas depois de um tempo isso tudo se acalmou, e eu gosto de pensar que fui de alguma forma fundamental para tornar o agachamento um exercício popular para treinar as pernas novamente. Muitos dos caras se juntaram a mim.”

Carreira profissional

Olhando para a carreira profissional de Tom como fisiculturista, professor e diretor de uma empresa conhecida há mais de 14 anos, podemos ver que desde aquele primeiro momento, quando ele tinha 9 anos, Tom trabalhou duro todos os anos, transformando sua paixão em uma carreira em tempo integral.

Tom tem mestrado em Ciências do Fitness, Bacharelado em Fisiologia e Nutrição pela Wayne State University e Michigan State University e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade da Califórnia. Ele começou a competir seriamente em 1973 na competição Mr. Adonis. Ele competiu como amador por mais 5 anos até vencer a divisão dos médios do Campeonato Mundial Amador de 1978.

Depois de concluir sua graduação em 1978, ao mesmo tempo ele se mudou para a Califórnia com apenas US $ 50 no bolso e um sonho de se tornar grande e ganhar o Olympia. Com uma carreira longa e bem sucedida, Tom competiu por nove anos. Embora Tom fosse considerado um dos melhores de sua liga, ele nunca chegou ao primeiro lugar e levou o título. Ele, no entanto, terminou entre os dez primeiros de muitas de suas competições, e conquistando com sucesso o terceiro lugar em 1981. Esta provou ser a última reverência de Tom para a multidão e se aposentou do culturismo profissional.

Treinamento

Todos nós sabemos que Tom Platz tem pernas incríveis, mas como Tom realmente treinou suas pernas para alcançar tamanho e definição tão grandes? Enquanto em Detroit ele se encontrou com alguns levantadores olímpicos famosos, esses foram os caras que ensinaram a Tom tudo o que ele sabia sobre como deixar suas pernas enormes e fortes.

super treinos app pernas

Truques mentais

Mas é tudo força bruta, Tom inventou alguns truques muito engenhosos para ajudar a enganar sua mente para crescer e ultrapassar os limites. Ele se lembra de criar uma técnica que usaria para enganar sua mente e pensar que era muito mais baixo do que realmente era para levantar mais peso na barra. A teoria por trás de parecer mais baixo para levantar mais peso é que, se você acha que é mais baixo, é mais provável que levante mais peso. Essa era a maneira de pensar de Tom.

“Desenvolvi pequenas técnicas na época – como usar meias altas. Se eu usasse meias altas, ficaria mais baixa no espelho. E se você é muito baixo, você não tem que ir tão longe. Pelo menos é isso que a mente percebe. Então eu desenvolvi essas pequenas estratégias mentais para realmente me treinar para lidar com pesos maiores. Ninguém me ensinou; Eu apenas desenvolvi essas coisas por conta própria.”

Siga programas de treinos focados nas pernas dentro do aplicativo Super Treinos Premium.

Disponível nas lojas virtuais em português, inglês e espanhol.

Legzilla Super Treinos

Treino semanal de Tom

  • Agachamento, 8-10 séries, 20-8 repetições, peso máximo de 288 quilos.
  • Hack Squat, 5 séries, 10-15 repetições, peso máximo de 226 quilos.
  • Extensões de perna, 5-8 séries, 10-15 repetições*, peso máximo de 158 quilos.
  • Flexão de pernas deitada, 6-10 séries, 10-15 repetições*, peso máximo de 108 quilos.
  • Panturrilha em pé, 3-4 séries, 10-15 repetições*, peso máximo de 226 quilos.
  • Panturrilha sentado, 3-4 séries, 10-15 repetições*, peso máximo de 102 quilos.
  • Panturrilha na máquina, 3-4 séries, 10-15 repetições *, peso máximo de 181 quilos.

Nutrição

A dieta de Tom era como a maioria das dietas de fisiculturistas, consistia em refeições ricas em proteínas e alimentação frequente, sem perder uma refeição. Para alimentar seus treinos intensos, ele sabia que precisava manter seus níveis de nutrição em sua melhor forma e nunca perder a hora. Sendo um fisiculturista de 100 Kg (220 libras), você precisa ter certeza de que sua nutrição está no ponto certo e que está mantendo calorias suficientes todos os dias.

Os profissionais de nível elite treinam pesado, intenso e treinam alguns dias, 6 dias por semana. Para fazer isso, eles precisam ter certeza de que sua recuperação está correta, uma maneira de Tom conseguir isso foi se certificar de que ele estava comendo corretamente.

Abaixo você pode ver um exemplo de dieta de Tom, cheia de proteínas, carboidratos, frutas e uma tigela ocasional de sorvete, um grande favorito entre os fisiculturistas.

  • (Antes do treino): Duas torradas integrais com manteiga e geleia, suco ou leite, Suplementos a base de cafeína.
  • Almoço: (Após o treino) Três a seis ovos, Hambúrguer, tomate fatiado, suco, dois pedaços de pão.
  • Lanche: Queijo (bastante) e bolachas um copo de leite.
  • Jantar: Salada de costela bem grande (com queijo cottage e nozes) Pão com manteiga, 1 pedaço de torta de sorvete, café ou leite
  • Lanche: À noite 2 canecas de sorvete ou saco de nozes

Monitore sua dieta, pesquise alimentos e suplementos dentro do aplicativo Super Treinos.

Disponível nas lojas virtuais em português, inglês e espanhol.

super treinos app Sergi Constance

Ídolos e influências

Quando Tom tinha apenas 9 anos de idade, ele ficou tão impressionado com os músculos de ferro de Dave Draper na capa de uma revista. Ele sabia que queria dedicar sua vida a treinar e construir músculos, e uma vida competindo no palco. Ele também foi influenciado por grandes nomes como Arnold e Frank Zane. Ver Arnold em revistas apenas motivou Tom ainda mais. Ele continuou treinando e ganhando experiência dentro e fora da academia para ser reconhecido por ter as melhores pernas do ramo.

Não foram apenas os grandes nomes que impressionaram Tom a fazer do fisiculturismo e do fitness seu objetivo ao longo da vida, também foram os levantadores de peso olímpicos e os levantadores de peso nas academias de Detroit, onde o empurraram com força e o levaram ao sucesso. É claro que as influências de Tom estavam todas dentro da academia, foi aqui que ele aprendeu a traçar metas dentro e fora da academia. Ele aprendeu a transformar esses objetivos em realidade com muito trabalho e determinação por muitos anos. Podemos ver agora que Tom aplicou tudo o que aprendeu dentro da academia em todos os aspectos de sua vida e conseguiu transformar seus objetivos em realidade.

O que podemos aprender com Tom Platz

É claro que Tom foi fisgado desde cedo por seus ídolos do mundo do fisiculturismo, ele foi lá para o mundo e pegou o que queria. Ele tinha uma ótima genética, mas no geral foi um trabalho árduo que o levou onde está hoje. Ele treinou duro e fez tudo com sua determinação, unidade, sangue e suor.

Tom não era apenas um fisiculturista de sucesso, ele se tornou professor e diretor de uma das principais empresas esportivas dos Estados Unidos. Tudo o que ele conseguiu foi graças ao fisiculturismo e treinamento dia após dia na academia. Esse planejamento antecipado, definição de metas e uma verdadeira paixão pelo que ele “amava” fizeram de Tom um nome familiar. Com a mesma paixão e dedicação para fazer as coisas, você também pode alcançar a grandeza.

Curte treinar mais pernas do que superiores?

Crie uma conta no Super Treinos Premium e acesse todos os programas de musculação para esta finalidade.

FAQ

O que é o Super Treinos App?

O Super Treinos é um aplicativo de musculação que oferece programas de treinamentos para diversos níveis e objetivos prontinhos para serem seguidos do início ao fim com todas as instruções em vídeos.

Você inclusive encontra recomendações personalizadas para o seu perfil usando o "Cronograma" de programas na tela "home".

Como é a versão Premium?

A versão Premium do Super Treinos oferece acesso a todos os programas de musculação disponíveis no app e ainda funcionalidades para você ter uma ótima experiência de treino em casa ou na academia.

Como assino o Premium?

Crie uma conta ou entre na sua conta clicando aqui.

 

Ao logar, você poderá escolher os seguintes planos:

 

Assinatura recorrente mensal
  • Valor: R$ 45,90/mês.
  • Renovação automática.
  • Pagamento: cartão de crédito.
  • Sem fidelidade.
  • Cancele a qualquer momento.

 

Plano Pré-pago de 1 mês
  • Valor: 45,90 à vista.
  • Sem renovação automática.
  • Pagamento: cartão de crédito, Pix ou Boleto.
  • Fidelidade de 1 mês.

 

Plano Pré-pago de 6 meses
  • Valor: 6x R$ 43,58 (1,5% juros a.m.) ou 239,90 à vista.
  • Sem renovação automática.
  • Pagamento: cartão de crédito, Pix ou Boleto.
  • Fidelidade de 6 meses.

 

Plano Pré-pago de 12 meses
  • Valor: 12x R$ 39,04 (1,5% juros a.m.) ou 397,00 à vista.
  • Sem renovação automática.
  • Pagamento: cartão de crédito, Pix ou Boleto.
  • Fidelidade de 12 meses.

Formas de pagamento

Nos planos do site oferecemos pagamentos por cartão de crédito, pix e boleto.

Dentro do aplicativo através das assinaturas recorrentes apenas cartão de crédito.

A assinatura recorrente é mais barata no site.

Como cancelar a assinatura?

Você pode cancelar a sua assinatura recorrente a qualquer momento pelas lojas virtuais Play Store ou App Store ou pelo site. Quando cancelar, sua conta será revertida automaticamente para o plano "Gratuito".

 

Para assinantes recorrentes:

 

  • No Android, acesse a Play Store > Conta Google (clicando na sua foto) > Assinaturas > Super Treinos > Cancelar assinatura.
  • No iPhone, acesse a App Store > iTunes (clicando na sua foto) > Assinaturas > Super Treinos > Cancelar assinatura.
  • No Site Oficial via Pagarme, faça o login na sua conta > Gerenciar assinatura > Cancelar.

 

Para mais detalhes, acesse nossa Política de cancelamento.

Premium

Acesse todos os conteúdos e funcionalidades na versão premium.