O estudo de Cavalcante et al. (2018) investigou o impacto de diferentes frequências de treinamento de resistência na perda de gordura em mulheres idosas acima do peso ou obesas. Eles descobriram que programas de musculação de baixo volume, realizados duas ou três vezes por semana durante 12 semanas, foram eficazes na redução da gordura corporal total e regional, com as maiores diminuições ocorrendo na região androide (região abdominal).
Aqui estão os detalhes do estudo:
- Mulheres acima do peso ou obesas com idade avançada participaram do estudo.
- Elas foram divididas em grupos que treinaram com resistências duas ou três vezes por semana.
- O programa de musculação durou 12 semanas e foi considerado de baixo volume.
- Os pesquisadores mediram a quantidade de gordura corporal total e regional das participantes.
Os grupos que fizeram musculação 2 e 3x na semana não tiveram intervenções alimentares. Elas foram recomendadas a permanecerem se alimentando de forma rotineira.
Os resultados indicaram que ambas as frequências de treinamento (duas e três vezes por semana) promoveram perda de gordura, sendo a região abdominal a que apresentou maior redução. Isso sugere que programas de musculação de curta duração e realizados poucas vezes na semana podem ser benéficos para a perda de gordura em mulheres idosas acima do peso ou obesas.
Interessante observar que o grupo “dieta sem treino” (fez dieta mas não treinou), obteve aumento de peso em comparação aos outros dois grupo que treinou e não fez dieta. Isso mostra claramente o tamanho do impacto dos treinos de musculação para o emagrecimento.
Referência:
Cavalcante, Edilaine F., et al. “Effect of different resistance training frequencies on fat in overweight/obese older women.”International journal of sports medicine 39.07 (2018): 527-534.
Acesse todos os treinos do aplicativo na versão premium.
Séries para Emagrecer
Confira algumas séries de musculação feminina disponíveis dentro do aplicativo Super Treinos.