Objetivo:
O estudo investigou como o treinamento de resistência com volume de séries igualado, utilizando o agachamento (SQ) ou a elevação pélvica (HT), afeta a hipertrofia muscular e vários resultados de força.
Metodologia:
-
Participaram do estudo indivíduos universitários não treinados, randomizados em grupos de HT (n=18) ou SQ (n=16). Durante nove semanas, ambos os grupos realizaram três treinos semanais, com o volume de séries do HT ajustado para corresponder ao do SQ para o glúteo máximo.
Foram realizadas medições da área de secção transversal (ACSM) dos músculos glúteos máximo e médio antes e após o treinamento, além de avaliações de força máxima no agachamento, elevação pélvica, levantamento terra e wall push.
Resultados:
- Hipertrofia glútea: O crescimento da ACSM do glúteo máximo foi semelhante em ambos os grupos, indicando eficácia similar da elevação pélvica e do agachamento para promover o aumento do tamanho do músculo alvo.
- Hipertrofia de outros músculos: O agachamento induziu maior hipertrofia do quadríceps e adutores comparado a elevação pélvica, o que era esperado devido ao envolvimento mais acentuado desses músculos no movimento.
- Força: Ambos os grupos apresentaram aumentos de força na maioria dos exercícios avaliados, mas os ganhos foram um pouco maiores nos exercícios específicos ao treinamento (SQ para agachamento e HT para hip thrust).
- Transferência de força: Ambos os grupos apresentaram transferências de força semelhantes para o levantamento terra e wall push, sugerindo que a elevação pélvica e o agachamento são igualmente eficazes para melhorar o desempenho em exercícios multiarticulares que recrutam os glúteos.
Conclusão:
- O treinamento de HT (Elevação Pélvica) e SQ (Agachamento), quando igualado o volume de séries para o glúteo máximo, promovem hipertrofia semelhante do músculo.
- O agachamento induz maior hipertrofia de quadríceps e adutores, enquanto a elevação pélvica é mais específico para o glúteo máximo.
- Ambos os exercícios aumentam a força, com uma tendência de ganhos maiores no exercício específico do treinamento.
- A elevação pélvica e o agachamento transferem a força de forma similar para exercícios multiarticulares que recrutam os glúteos.
Implicações:
- O estudo demonstra que a Elevação Pélvica é uma opção eficaz para o treinamento de hipertrofia do glúteo máximo, podendo ser uma alternativa ou complemento ao agachamento, especialmente para indivíduos com limitações na execução do agachamento ou que priorizem o isolamento do glúteo.
- A escolha do exercício pode depender dos objetivos individuais e das preferências de treino.
Referência:
Hip thrust and back squat training elicit similar gluteus muscle hypertrophy and transfer similarly to the deadlift, Plotkin et al., 2023
Acesse programas de treinos femininos voltados para hipertrofia que contem Elevação Pélvica e Agachamento.
Séries completas disponíveis dentro do Super Treinos App.