Embora o título do artigo seja “Efeitos Comparativos do Exercício Aeróbico, Resistido e Combinado Sobre o Sono, Brellenthin et al. 2022”, o estudo ainda não foi publicado integralmente em uma revista científica revisada por pares. No entanto, resultados preliminares foram divulgados pela American Heart Association.
O estudo investigou os efeitos de diferentes tipos de exercícios na qualidade do sono de adultos inativos com sobrepeso/obesidade e hipertensão inicial. Os participantes foram divididos em quatro grupos: exercício aeróbico, apenas, musculação, um grupo que combinou os dois (aeróbio + musculação) e um grupo controle sem exercícios.
Todos os participantes que se exercitaram fizeram sessões supervisionadas de 60 minutos, três vezes por semana, durante um ano.
Os resultados indicam que a qualidade do sono melhorou em todos os grupos que se exercitaram, em comparação ao grupo controle. Porém, o grupo que realizou apenas musculação obteve o maior melhora na duração do sono, obtendo um aumento médio de 40 minutos ao longo de um ano, em comparação com 23 minutos do grupo aeróbico, 17 minutos do grupo combinado e 15 minutos do grupo controle.
É importante ressaltar que se trata de um estudo preliminar e aguarda publicação completa para análises mais detalhadas. No entanto, os achados iniciais sugerem que a musculação pode ser mais eficiente que o exercício aeróbico para melhorar a qualidade do sono em adultos com sobrepeso/obesidade e hipertensão.
Referência:
Comparative Effects Of Aerobic, Resistance, And Combined Exercise On Sleep, Brellenthin et al. 2022.
Acesse todos os treinos do aplicativo na versão premium.
Séries para Hipertrofia
Confira os últimos lançamentos do aplicativo Super Treinos